"O sonho pelo qual brigo exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar". Paulo Freire

sábado, 15 de maio de 2010

O poema abaixo é muito interessante. Dá uma boa aula sobre leitura (eles podem fazer um jogral) e ortografia. OU o que mais vocês criarem.
Sobre as sonoridades dessa letrinha complicada: o "x"!



Eu acho tão engraçado
O x mudar de valor
Parece até camaleão
Que sempre troca de cor.


Na maioria das vezes
O x soa como chê
Xerxes, xícara, xarope
Xadrez e caxinguelê.


Em exame, exílio, exato
Ele tem o som de zê
Essa letra é mais teimosa
Do que saci-pererê.

Em muitos casos o x
Tem o valor de cs
Sexo, fixo, anexo
Desta maneira se lê.

É a letrinha mais indócil
Entre todas do a-be-cê
Em defluxo, trouxe, auxílio
Sua pronúncia é sê.


Falta ainda a sibilante
Que eu digo meio assobiado
Reparem nestes exemplos
Expulso, extrato, explicado


Mas, apesar de tudo isto
O x eu vou defender
Quem conhece os seus valores
Demonstra que sabe ler!

FREITAS, Walter Nieble de. Manual pedagógico para a escola moderna. São Paulo, Pedagógica, s.d.

Labirinto

Este é um labirinto muito estranho pois, a cada vez que você encontra algo no caminho, marca pontos. Para sair do labirinto existem muitos caminhos, mas você deve escolher aquele que lhe permite atravessá-lo com o menor número possível de pontos.

Conte os pontos assim:

. Ganhe dois pontos quando encontrar um círculo.
. Ganhe três pontos quando encontrar um triângulo.
. Perca um ponto quando encontrar um quadrado.





Faça as anotações no seu caderno.
O caminho com o menor número de pontos totaliza 15 pontos.

Textos interessantes!

“CHATEAR” E “ENCHER”


Paulo Mendes Campos

Um amigo meu me ensina a diferença entre chatear e “encher. Chatear é assim: você telefona para um escritório qualquer na cidade.
– Alô! Quer me chamar por favor o
Valdemar?
– Aqui não tem nenhum Valdemar.
Daí a alguns minutos, você liga de novo:
– O Valdemar, por obséquio.
– Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum
Valdemar.
– Mas não é o número tal?
– É, mas aqui nunca teve nenhum Valdemar.
Mais cinco minutos, você liga o mesmo número:
– Por favor, o Valdemar já chegou?
– Vê se te manca, palhaço. Já não lhe disse que o diabo desse Valdemar nunca trabalhou aqui?
– Mas ele mesmo me disse que trabalhava aí.
– Não chateia.
Daí a dez minutos, liga de novo.
– Escute uma coisa! O Valdemar não deixou pelo menos um recado?
O outro desta vez esquece a presença da datilógrafa e diz coisas impublicáveis.
Até aqui é chatear. Para encher, espere passar mais dez minutos, faça uma nova ligação:
– Alô! Quem fala? Quem fala aqui é o Valdemar. Alguém telefonou para mim?

(Transcrito de Para Gostar de Ler v.2. São Paulo: Ática, 1982.)
Este site é mais uma dica do PCOP de matemática Waltinho. Segundo ele, vocês poderão aproveitar o material em suas aulas de forma a motivar aos alunos ainda mais ao estudo da matemática.
Vamos lá....aceitem mais esse "desafio"!!!!!!!!!

http://www.a77.com.br/matematica