Desejo que o vento capturado por nós ao longo desse ano seja capaz de renovar nossas forças para concluir as mudanças que desejamos fazer.
sábado, 24 de abril de 2010
Mensagem aos professores de Recuperação Paralela!!!!!
As seis palavras mais importantes:
Eu admito que cometi um erro.
As cinco palavras mais importantes:
Você fez um bom trabalho.
As quatro palavras mais importantes:
Qual a sua opinião?
As três palavras mais importantes:
Se você puder...
As duas palavras mais importantes:
Muito obrigado.
A palavra mais importante:
Nós.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Flicts é um livro infantil ilustrado do escritor e desenhista Ziraldo. Editado pela primeira vez em 1969, o livro conta a história de uma cor procurando o seu lugar no mundo.
Flicts é uma cor de que ninguém gosta, ninguém lê, da qual ninguém se lembra. Até que, fugindo dos seres humanos, ela vai até a Lua, e descobre que.......
http://docs.google.com/fileview?id=0Bwv_ZN6fRxeQZTg1YjNmYjMtYTkyMS00ZGZhLTgwYmUtNzRiODUzMGU0MmVl&hl=pt_BR
Flicts é uma cor de que ninguém gosta, ninguém lê, da qual ninguém se lembra. Até que, fugindo dos seres humanos, ela vai até a Lua, e descobre que.......
http://docs.google.com/fileview?id=0Bwv_ZN6fRxeQZTg1YjNmYjMtYTkyMS00ZGZhLTgwYmUtNzRiODUzMGU0MmVl&hl=pt_BR
Meninos de todas as cores
Coloquei em "Páginas" um outro texto interessante, "Meninos de todas as cores". Eis nossa sugestão de trabalho. Vocês podem até criar um pequeno teatro, assim além de trabalhar a autonomia do aluno, autoestima, desenvolverão um excelente trabalho de leitura...o texto é simples, mas rico. Criem exercícios escritos de interpretação desse texto e mandem pra gente. Queremos acompanhar o trabalho de vocês. Nós também precisamos de "ideias" (agora sem acento, céus!!!) E ainda dá para fazer uma ponte com o texto da Ruth Rocha, Bom dia todas as cores e um outro livro, famosíssimo, do Ziraldo, Flicts (que vou postar pra vocês assim que eu consegui-lo)
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_15.htm
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_15.htm
IAZUL!!! IAZUL!!!!
Publiquei em "Páginas" um texto que conheço há algum tempo..chama-se Iazul. Encontrei-o em um livro de Malba Tahan..
Não queremos compartilhar aqui somente material de português e matemática....mas algumas coisas importantes da vida!
Não queremos compartilhar aqui somente material de português e matemática....mas algumas coisas importantes da vida!
Projeto Araribá
A Editora Moderna disponibiliza algumas atividades.
Deem uma olhada!!! Mas vocês podem trabalhar com textos de outras áreas....
http://www.moderna.com.br/didaticos/ef2/arariba/fazendo/atividades/
Deem uma olhada!!! Mas vocês podem trabalhar com textos de outras áreas....
http://www.moderna.com.br/didaticos/ef2/arariba/fazendo/atividades/
terça-feira, 20 de abril de 2010
O Caminho da Vida
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.
A cobiça envenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.
Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
(O Último discurso, do filme O Grande Ditador)
A cobiça envenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.
Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
Dica de Leitura
Gostaria de indicar uma leitura. Esse foi o único livro infantil de Jorge Amado. Seria a história de amor entre um gato e uma andorinha, mas na verdade é a história de todos nós. O amor, do nascimento a sua morte, vai sendo descrito ao longo das estações do ano...e em cada uma delas podemos nos reconhecer. Leiam a obra, certamente haverá um exemplar na escola de vocês, e me digam se não é uma maravilha.
Bom, pra colocar junto ao texto eu quis encontrar uma foto de Jorge e Zélia que representasse a essência do livro. E achei!!!!!
Pra vocês, eis um pequeno trecho que fala do VERÃO...
" É sempre rápido o tempo da felicidade. O Tempo é um ser difícil. Quando queremos que ele se prolongue, seja demorado e lento, ele foge às pressas, nem se sente o correr das horas.Quando queremos que ele voe mais depressa que o pensamento, porque sofremos, porque vivemos um tempo mau, ele escoa moroso, longo é o desfilar das horas.Curto foi o tempo do Verão para o Gato e a Andorinha.
Bom, pra colocar junto ao texto eu quis encontrar uma foto de Jorge e Zélia que representasse a essência do livro. E achei!!!!!
Pra vocês, eis um pequeno trecho que fala do VERÃO...
" É sempre rápido o tempo da felicidade. O Tempo é um ser difícil. Quando queremos que ele se prolongue, seja demorado e lento, ele foge às pressas, nem se sente o correr das horas.Quando queremos que ele voe mais depressa que o pensamento, porque sofremos, porque vivemos um tempo mau, ele escoa moroso, longo é o desfilar das horas.Curto foi o tempo do Verão para o Gato e a Andorinha.
Mensagem aos nossos professores!!!
Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas ...
Que já têm a forma do nosso corpo ...
E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares ...
É o tempo da travessia ...E se não ousarmos fazê-la ...
Teremos ficado ... para sempre ...À margem de nós mesmos...
(desconheço o autor)
Que já têm a forma do nosso corpo ...
E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares ...
É o tempo da travessia ...E se não ousarmos fazê-la ...
Teremos ficado ... para sempre ...À margem de nós mesmos...
(desconheço o autor)
domingo, 18 de abril de 2010
Amiguinhos,
há uma atividade maravilhosa na Unidade 2 do arquivo que vou postar pra vocês. O texto é muito rico, e apresenta, na minha opinião, uma das mais sábias definições sobre o ciúme. ( Quem é que nunca sentiu, hein!)
Então, vamos todos trabalhar!!!!
http://www.diaadia.pr.gov.br/deb/arquivos/File/salas_de_apoio/portugues/portugues_apoio_aluno.pdf
Vou colocar os textos ao lado....em Páginas, ok....
Vou linkar mais material, sempre do Site da Secretaria de Educação do Paraná, então é APOIO!
aguardo comentários....
há uma atividade maravilhosa na Unidade 2 do arquivo que vou postar pra vocês. O texto é muito rico, e apresenta, na minha opinião, uma das mais sábias definições sobre o ciúme. ( Quem é que nunca sentiu, hein!)
Então, vamos todos trabalhar!!!!
http://www.diaadia.pr.gov.br/deb/arquivos/File/salas_de_apoio/portugues/portugues_apoio_aluno.pdf
Vou colocar os textos ao lado....em Páginas, ok....
Vou linkar mais material, sempre do Site da Secretaria de Educação do Paraná, então é APOIO!
aguardo comentários....
Projeto Pitanguá
http://www.moderna.com.br/moderna/projetopitangua/atividades/
Pitanguá é o nome tupi do bem-te-vi, cujo nome científico é Pitangus sulphuratus. Pitangus é a latinização de pitanguá e sulphuratus é a descrição da coloração amarela da ave. Essa classificação foi feita por Linnaeus em 1766.
Esse nome foi escolhido com o propósito de ressaltar uma das intenções que distinguem o Projeto Pitanguá: o conhecimento e a valorização de outras culturas.
Eis um site onde vocês podem encontram também atividades interessantes!
Pitanguá é o nome tupi do bem-te-vi, cujo nome científico é Pitangus sulphuratus. Pitangus é a latinização de pitanguá e sulphuratus é a descrição da coloração amarela da ave. Essa classificação foi feita por Linnaeus em 1766.
Esse nome foi escolhido com o propósito de ressaltar uma das intenções que distinguem o Projeto Pitanguá: o conhecimento e a valorização de outras culturas.
Eis um site onde vocês podem encontram também atividades interessantes!
Textos da Ruth Rocha
Dica de leitura... no site da Ruth Rocha vocês encontram muitas histórias!
Estas são as minhas favoritas:
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_15.htm
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_08.htm
Estas são as minhas favoritas:
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_15.htm
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_08.htm
Bom dia meninas, tudo bem? Gostaria saber se vocês tem alguma sugestão para eu trabalhar com leitura 6ª e 7ª série, estou aguardando material e ainda não chegou.Sinto que meus alunos não estão muito motivados. Desde já agradeço a atenção
Há muita coisa boa com que você possa trabalhar. Vá ao site da www.educacao.sp.gov.br, depois do lado esquedo encontre CENP. Abrirá a páginada CENP, ainda do lado esquerdo encontre HOra da Leitura. Ali, clique em Recomendados TEXTOS.
Há também o site da Ruth Rocha que eu adoro! http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm
NO mais....nas salas de leitura (antigas bibliotecas) há material de excelente qualidade.
Assinar:
Postagens (Atom)