"O sonho pelo qual brigo exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar". Paulo Freire

Orientação à elaboração da Proposta Semestral de Recuperação Paralela


PROPOSTA SEMESTRAL

RECUPERAÇÃO PARALELA



1. Diagnóstico dos alunos encaminhados para recuperação ( diretrizes gerais do atendimento)

2. Encaminhamento do aluno para atendimento individualizado e/ou para formação de grupos de alunos ( critérios de agrupar)

3. Processo de acompanhamento da frequência e do aproveitamento do aluno nas aulas de recuperação ( tipos de registro)

4. Permanência do aluno nas atividades de recuperação

5. Metodologia e materiais didáticos e tecnológicos a serem utilizados nas aulas de recuperação ( estratégias de ensino, instrumentos de avaliação, utilização do material de apoio, ações de capacitação nas HTPCs)

6. Locais e períodos de realização das aulas de recuperação

7. Formas de acompanhamento, pela equipe gestora, do trabalho desenvolvido pelos professores ao longo do semestre;

8. Formas de divulgação e informação aos pais dos resultados alcançados pelos alunos nos estudos de recuperação.


Caros colegas Coordenadores,

A Proposta Semestral deverá ser feita a “muitas mãos”, em conjunto, professores e coordenadores, contemplando os itens acima. Não fiquem presos ao projeto do ano passado.

Seguem abaixo alguns esclarecimentos.

Item 1) - relatem um pequeno histórico acerca da formação das turmas de recuperação. Se vocês utilizaram avaliação diagnóstica, ou se os alunos foram indicados pelo Conselho em 2009, etc. Descrevam a realidade, ou seja, como foi o passo a passo para o início dos trabalhos;

Item 2) -indiquem os critérios utilizados para o agrupamento; sejam claros e pontuais. Se houver algum atendimento individualizado, especifiquem.

Item 3) – trata-se dos tipos de registro. Especifiquem que tipos de registros vocês utilizarão: ficha indicada pela D.E., ficha criada pela escola, caderno piloto, portfólio, caderneta dos professores, etc;

Item 4) - quanto à permanência lembrem-se que “combinamos” que o ideal seria que o aluno ficasse ao menos um bimestre;

Item 5) - estratégias de ensino, instrumentos de avaliação, utilização do material de apoio, ações de capacitação nas HTPCs.

Indiquem tudo com clareza e objetividade, pois cada escola tem sua realidade; procurem não ser muito vagos. Haverá ao menos uma avaliação escrita? Haverá atividades extra-classe? Haverá atividades individuais? Em grupo? Haverá tarefa? Pesquisa?

Atenção para o item “ ações de capacitação nas HTPCs” . Aqui o Professor Coordenador deverá dizer qual será seu “plano”, pormenorizado: se realizará sessões de estudo visando a recuperação contínua, ou mesmo estratégias de ensino, ou ainda itens que auxiliarão o professor da recuperação,e todos os demais etc.

Item 6) locais e horário das aulas

Item 7) a equipe gestora (DIRETOR, VICE, COORDENADOR) deverá indicar como será feito o acompanhamento do trabalho de recuperação; se haverá alguma forma de registro por parte da equipe gestora, se será através de reuniões, ou mesmo na HTPC, se visitará as salas e assistirá as aulas, etc. O trabalho de acompanhamento alimentará a capacitação dos professores nas HTPCs.

Item 8) é importantíssimo que a escola encontre uma forma de divulgar e informar aos pais os resultados alcançados pelos alunos, seus avanços ou mesmo a ausência dos mesmos às aulas. Pode-se realizar uma reunião de pais, ou enviar um informativo, etc.

Observação:

Vocês poderão elencar os alunos por grupos, apontando as habilidades que serão trabalhadas, como fizeram o ano passado. Mas estejam atentos pois as dificuldades de um grupo provavelmente são diferentes dos demais.

Atenciosamente,

Equipe de Recuperação Paralela