"O sonho pelo qual brigo exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar". Paulo Freire

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ao trabalharmos com os haicais surgiu uma questão sobre outro tipo de poema que vocês podem utilizar, chama-se Limerique. A escritora Tatiana Belinky escreveu o livro Limeriques das coisas boas e diz o seguinte:

"O limerique é um estilo de verso inspirado numa cidade da Irlanda, Limerick, e desenvolvido pelo poeta Edward Lear. São cinco linhas, três versos rimando, o primeiro, o segundo e o quinto; o terceiro e o quarto, mais curtos, rimam entre si. Isso dá ritmo, é ótimo para fazer algumas brincadeiras. Aprendi na Playboy americana. Claro que o autor lá se valia do limerique de uma forma maliciosa. Mas aí eu pensei: posso brincar com isso de outra maneira. A idéia é ressaltar uma coisa que é o contrário do que penso, e a criança, que não é nada boba, vai entender direitinho. Olha este exemplo aqui:Quem pensa que eu sou uma ograNo seu pensamento malogra.Língua bifurcada?Só quando enfezada.Porque eu sou mesmo é sogra."

VISITEM O SITE: http://www.fundacaoaprender.org.br/hai-kais-e-limeriques-na-intervencao-psicopedagogica

Nenhum comentário: