"O sonho pelo qual brigo exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar". Paulo Freire

terça-feira, 3 de maio de 2011

Sugestão de atividade

Objetivos:


-Reconhecer diferentes formas geométricas.
-Identificar e classificar figuras geométricas em planas e não planas

1º - A professora faz a leitura do conto “O dicionário de formas”( de Ângela Lago.

O dicionário de formas

Era uma vez eu, Zé Sorveteiro, que me apaixonei por uma princesa que acabara de chegar do outro lado da Terra. Bolei pra ela um dicionário de quatro palavras: bola, quadrado, retângulo, triângulo.
Japonês se escreve com desenhos.
Com desenhos a princesa aprenderia português!
Não demorou ela estava arrasando.
Ia até meu carrinho e pedia, desenhando no ar:
- Triângulo-bola.
Sorvete na casquinha! O dicionário funcionava às maravilhas.
Eu? Mandava bilhetes. Desenhava um quadrado com um triangulo em cima e escrevia: Casa!!! Caprichava nos pontos de exclamação. Casa!!! Casa!!!
Fácil de entender: casa comigo.
Mas toda princesa tem uma fera para encontrar bilhetes. Uma hora a fera mandou me chamar. Aí...
Aí eu transformei ponto de exclamação em sinal de aguaceiro:
- Um traço com um pingo é chuva. Três- !!!- muita chuva. Estou só avisando...
Cuidado com goteiras.
Acabei subindo e limpando as calhas do telhado do futuro sogro e de seus amigos e parentes.
Hoje, 60 anos depois, repito, valeu a pena. E lá vou eu apanhar uns triângulos vermelhos para minha rainha arrumar no triangulo do retângulo do quadrado da frente. Perfeito. Daqui a pouco a jarra da mesa da sala estará toda perfumada com os... Como é mesmo? Vá lá!
Com os triângulos vermelhos.



2º - A professora mostra aos alunos um cone, uma casquinha de sorvete, pede que os alunos descrevam a figura e comparem com um triangulo. Mostra uma esfera, uma bola, e pergunta qual a diferença da bola e o círculo. Os alunos falam das diferenças e semelhanças entre as formas e discutem sobre as formas geométricas que aparecem na história “O dicionário das formas”.

3º - Os alunos identificam outras formas geométricas que aparece na história e procuram na sala de aula objetos que lembrem estas formas.

4º - os alunos manuseiam diferentes formas geométricas como: o cone, a esfera, o cubo, o paralelepípedo, o cilindro (sem se aprofundar na nomenclatura das formas e suas propriedades).

5º - Depois os alunos comparam com as figuras já estudadas: o círculo, o triângulo, o quadrado e o retângulo. A partir de observações e manuseio das formas os alunos farão a definição de figuras planas e figuras não planas, e perceberão as diferenças entre as figuras, algumas figuras rolam e outras não, algumas são redondas e outras são quadradas.

6º - Depois de construído o conceito de figura plana e figura não plana os alunos farão a classificação das figuras: serão colocados numa mesa diversos tipos de formas geométricas. Os alunos terão que classificá-las em figuras planas e não planas.

7º - Os alunos construirão uma maquete da sala de aula utilizando vários materiais de diferentes formas (sucatas) e depois identificarão as figuras geométricas que aparecem na maquete.

Nenhum comentário: